De uma amizade, nasce uma Estrela!
De uma breve convivência a uma sincera amizade entre Silvio Azevedo (Silvão) e Eduardo Basílio (Rosas de Ouro), a partir de 1997, nasceu a ideia de se montar uma escola de samba no distante bairro do Grajaú, para que os sambistas do extremo sul não mais tivessem que atravessar cidade para curtir um bom samba. Um grupo de amigos, formado por Silvão, Alberto Miranda, Machadinho, Talita Galbiati, entre outros, concretizaram a ideia da formação do G.R.C.E.S. Estrela do 3º Milênio em 1998, sendo Silvão eleito o primeiro Presidente, e hoje, atual presidente.
Aproveitando o espaço de uma casa de show com o nome "Corujão" para ensaiar, foram dados os primeiros passos e adotado a Coruja como símbolo da agremiação, pois só com muita sabedoria seria possível tocar o projeto adiante.
Em 1999, foi realizado o primeiro desfile nas ruas do bairro; em 2001, o primeiro desfile pela vaga aberta, atual grupo 4 da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), subindo posições, a partir daí. Num desfile memorável em Interlagos, sagrou-se campeã do grupo 2 no Carnaval de 2008.
Em 2009 a Diretoria de fundação conseguiu manter a escola no Grupo 1, tornando-se Campeã no ano de 2011, conquistando um lugar junto às Escolas do Grupo de Acesso da Liga, que disputariam uma vaga no Grupo Especial do samba paulistano no Carnaval 2012.
2012 A Escola ficou em terceiro lugar no Grupo de Acesso2013. O desfile da Escola rendeu o quarto lugar.2014 Infelizmente nesse ano a escola foi rebaixada para o Grupo 1 novamente, onde desfilaria no ano de 2015, ficando em segundo lugar.2016 Sagrou-se campeã do Grupo 1, conquistando novamente um lugar no grupo de Acesso da Liga, para disputar uma vaga no Grupo Especial no ano de 2016.
2017 Embora tenha feito um desfile de proporções grandiosas, sofreu novamente o revés de ser rebaixada para o Grupo 1 onde realizou seu desfile em 2018 com garra e motivação especial:
Voltar ao Grupo de Acesso.
Em 2018 é vice-campeã com o enredo : Na força da Coruja deixe a lenda te guiar. Segue em frente e em 2019 Torna-se campeã com o trabalho do Carnavalesco Murilo Lobo no enredo : Coragem. Somos nós que fazemos a vida. Em 2020 é 3º lugar no grupo de Acesso 1 com o enredo : No Coração da Floresta nascem estrelas que brilham no meu carnaval.
E no ano de 2022 a escola agita o povo e levanta a arquibancada na Voz de Pitty de Menezes e Grazi Brasil com o enredo: "O Abre Alas Que Elas Vão Passar!" E se consagra na avenida na voz das mulheres que representam o samba e o Carnaval de São Paulo, sendo a Campeã do grupo de Acesso 1.